sábado, 11 de agosto de 2012

Salinas de Rio Maior - Flor de sal



O Ideias Saborosas anda a descobrir terras e sabores do nosso Portugal. Sempre que possível partilharei convosco os sabores da nossa terra.
Numa passagem por Rio Maior decidimos parar para visitar as salinas e comprar sal e flor de sal (ideal para temperar saladas, grelhados e cozidos). 
É claro que não podíamos perder a oportunidade de adquirir este tempero, essencial em qualquer cozinha, para dar sabor aos nossos cozinhados.

E vocês já passaram pelas Salinas de Rio Maior?

Curiosidade...
As Salinas Naturais de Rio Maior, também conhecidas como Salinas da Fonte da Bica, estão situadas no sopé da Serra dos Candeeiros, a três quilómetros de Rio Maior.
São compartimentos – talhos - feitos de cimento ou de pedra, de tamanho variado e pouco fundos, para onde, por regueiras, é conduzida a água salgada que se tira de um poço.
Uma mina de sal-gema, muito extensa e profunda, segundo os técnicos, atravessada por uma corrente subterrânea que alimenta um poço, faz com que a água dele extraída seja salgada, sete vezes mais salgada que a do mar. Da sua exposição ao sol e ao vento e consequente evaporação da água obtêm-se o sal, depositado no fundo dos talhos e que depois é colocado em montes, em forma de pirâmides, para secar até ser recolhido.
O processo é rudimentar e semelhante ao usado nas salinas da beira-mar. Só há diferença no vale pitoresco que as rodeia, no poço, no estilo próprio dos marinheiros (como são conhecidos os homens que trabalham nas salinas), nas casas de madeira e no ar campestre que se respira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela visita :)

*Beijinhos*

WOOK - www.wook.pt